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A urticária é uma doença que afeta entre 15% a 25% da população em geral, pelo menos uma vez na vida. Isto significa que um em cada 4 a 5 portugueses, ao longo da sua vida, irá sofrer de pelo menos um episódio de urticária1.
Esta doença pode definir-se como aguda ou crónica, consoante a sua duração e cerca de 1% da população mundial sofre de urticária crónica (UC),que afeta sobretudo as mulheres, podendo ter a duração entre 1 a 5 anos3.
A Urticária Crónica (UC) subdivide-se ainda em espontânea (UCE), caso os sintomas surjam espontaneamente ou indutível (UCInd), caso surjam em resposta a estímulos específicos como frio ou calor3, por exemplo. Estima-se ainda que 2/3 dos casos de UC sejam de urticária espontânea4.
Apesar de esta ser uma patologia comum, é complexa e incapacitante, causadora de medo e desconforto, tendo um elevado impacto a nível psicológico e nas atividades diárias dos doentes1-3.
Neste sentido, de forma a sensibilizar todos os portugueses para esta doença, foi hoje lançada a Campanha ‘Viva na pele de quem se sente bem’, para assinalar o Dia Mundial da Urticária, celebrado a 1 outubro.
Esta campanha advém de uma parceria entre a Novartis e a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) e pretende, através de uma ‘mancha’ nas redes sociais, alertar a população para as implicações da urticária crónica espontânea, desmistificando a doença e sensibilizando para o impacto que esta tem no dia-a-dia dos doentes.A campanha pretende chamar a atenção para os sintomas que possam surgir, tais como manchas avermelhadas e com relevo, comichão intensa e inchaço (edema) e para a importância de um acompanhamento e tratamento adequados2,3.
Pelo quarto ano consecutivo existe um esforço conjunto da Novartis e da SPAIC para dar vida à campanha de divulgação da UCE. Este ano, e mantendo a assinatura #eusouatuarede, o mote da campanha ‘Viva na pele de quem se sente bem’ pretende reforçar o facto de as pessoas que apresentam esta doença crónica, terem necessidade de contar com uma rede de apoio e compreensão que reconheça as suas dificuldades e necessidades.
Com uma comunicação presente em diferentes segmentos de media e plataformas digitais, de que é exemplo o facebook da SPAIC, o Instagram “Uma pele para a vida” e o site da Novartis www.umapeleparaavida.pt, o foco da campanha mantém-se nos doentes com urticária, ao mesmo tempo que fornece, a todos os portugueses, informações importantes relativas à doença.
Esta é, portanto, para além de uma campanha de informação nas redes sociais, uma ação que pretende sensibilizar a população para o facto de as pessoas que sofrem de UCE serem, muitas vezes, arrastadas para situações que podem vir a provocar o seu isolamento. Este isolamento decorre, muitas vezes, de sentimentos de vergonha e/ou medo de se expor aos outros1,5, privando-se de uma vida normal que chega a ter impacto inclusivamente no uso de certas roupas, convívio com familiares e amigos ou até mesmo implicações e limitações no exercício das suas funções profissionais1.
IRCSU/042/092020
Costa, C. et al. Doente com urticária crónica: diagnosticar e tratar melhor, Postgraduate Medicine, Vol. 45(1):1-8;
Costa C, et al. AWARE baseline characteristics of Portuguese patients, Acta Med Port 2019 Feb;32(2):133-140;
Costa C, et al. Urticária Crónica – Do diagnóstico ao tratamento, Revista SPDV 2016, 74(4): 315-325;
Costa C, et al, Abordagem Diagnóstica e Terapêutica da Urticária Crónica Espontânea: Recomendações em Portugal Acta Med Port 2016 Nov;29(11):763-781;
Yadav S, et al, Management of Difficult Urticaria, Indian J Dermatol. 2009 Jul‐Sep; 54(3): 275–279.
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