mais do que pele

A psoríase vai muito além da pele. A maioria dos doentes pode lembrar-se de algum momento em que se sentiu mais só, incompreendido ou até mesmo julgado pelos olhares curiosos. Adicionalmente, o desconforto, a sensibilidade e comichão na pele tornam o dia-a-dia num desafio acrescido. Nestes casos, lembre-se que procurar ajuda é normal e é essencial. A prevalência de fatores de risco cardiometabólicos encontra-se aumentada nas pessoas que têm psoríase, comparativamente com a população em geral. Este facto pode contribuir para o desenvolvimento de eventos cardiovasculares, sendo que a obesidade desempenha um papel central na relação entre psoríase e as doenças cardiovasculares. 1    A doença psoriática é também frequentemente acompanhada de instabilidade emocional associada a estados de ansiedade ou mesmo depressão. A psoríase pode ter um impacto negativo na vida das pessoas, sendo que pode causar danos psicológicos, consequência do estigma social e da desvalorização da própria imagem, refletindo-se numa diminuição da autoestima e da qualidade de vida 2.

 

  A psoríase e o excesso de peso podem estar associados?  

 

Sim. O excesso de peso pode provocar o agravamento da psoríase e, por outro lado, contribui para o aparecimento de doenças cardiometabólicas como diabetes, hipertensão ou doenças cardiovasculares. A prevalência destes múltiplos fatores de risco é superior em doentes com psoríase1 , sendo reportada em 12% a 36% dos doentes  3,4 .

Ver além da pele e controlar o peso

 

  É possível praticar desporto tendo psoríase?  

 

Especialmente quem tem psoríase deve manter um estilo de vida saudável, conjugando exercício e uma boa alimentação. No entanto, caso decida adotar hábitos mais saudáveis, deve informar-se com o seu médico sobre todas as restrições. Tenha em conta que os resultados podem demorar a aparecer e uma mudança na nossa alimentação e rotinas deve ser feita de forma progressiva e com acompanhamento médico.    Procure sempre ajuda médica para saber o mais indicado para si. 

 

  1. Takeshita J, Grewal S, Langan SM, et al. Psoriasis and comorbid diseases: Epidemiology. J Am Acad Dermatol. 2017;76(3):377-390.

  2. Schaefer CP, Cappelleri JC, Cheng R, et al. Health care resource use, productivity, and costs among patients with moderate to severe plaque psoriasis in the United States. J Am Acad Dermatol. 2015;73(4):585-593.

  3. Boehncke WH, et al. Lancet. 2015;286:983; 

  4. Augustin M, et al. Acta Dermvenereol. 2010; 90:147; 

  Que impacto emocional tem a psoríase na vida dos doentes?    

 

A psoríase pode ter, frequentemente, um impacto negativo na vida dos indivíduos. Em Portugal, a pontuação média de felicidade dos indivíduos que vivem com psoríase é de 5,68, numa escala de 0 a 10. 1  A ansiedade e depressão são muito comuns nos doentes psoriáticos, podendo atingir até 62% dos doentes com psoríase. 2

Fazer das fraquezas forças com ajuda psicológica

 

  O que fazer e como a ajuda certa pode fazer a diferença?    

 

A psoríase vai muito além da pele. A maioria dos doentes pode lembrar-se de algum momento em que se sentiu mais só, incompreendido ou até mesmo julgado pelos olhares curiosos. Adicionalmente, o desconforto, sensibilidade e comichão na pele tornam o dia-a-dia num desafio acrescido. Nestes casos, lembre-se que procurar ajuda é normal e é essencial.    

Ainda existe preconceito quando se fala de saúde mental, no entanto, é necessário, ultrapassá-lo. A psoríase é mais do que pele e deve haver a consciência de que procurar um médico é o melhor a fazer, antes que se sinta pior.   

Procure sempre ajuda quando necessário e lembre-se que não está sozinho.

 

“A Psoríase é Mais do que Pele. Reconheça os sinais e fale com o seu médico.” 

 

 

  1. 2018, P., 2020. Portugal Em 6.º Lugar Do Índice De Felicidade Do Relatório Mundial Sobre Psoríase E Felicidade De 2018 - News Farma. [online] Newsfarma.pt. Available at: <https://www.newsfarma.pt/noticias/8506-portugal-em-6-%C2%BA-lugar-do-%C3%ADndice-de-felicidade-do-relat%C3%B3rio-mundial-sobre-psor%C3%ADase-e-felicidade-de-2018.html> [Accessed 28 October 2020]. 

  2.  Gupta MA, Schork NJ, Gupta AK, Kirkby S, Ellis CN. Suicidal ideation in psoriasis. Int J Dermatol. 1993;32(3):188-90.