Artigos

Um assunto sensível?

O trabalho é uma componente muito importante das nossas vidas e, por vezes, pode já causar bastante stress por si só – não queremos por isso ainda acrescentar a preocupação sobre como gerir a sua doença de pele.

Uma forma de evitar este stress desnecessário é falar com as pessoas com quem trabalha, ajudando-as a compreender a sua doença e quem sabe motivando-as a estarem atentas se precisar de ajuda ou apoio – veja aqui as nossas dicas essenciais para falar com os seus colegas ou o seu chefe. 

1. Possíveis tópicos de conversa

O apoio de que irá necessitar é pessoal, por isso deve refletir sobre o que pretende discutir e qual o resultado que deseja para a conversa. Veja em seguida alguns tópicos que poderá abordar:

Dilema Conversa
Dia de stress Poderá levá-lo a precisar de partilhar com alguém como se sente. Talvez encontrar uma pessoa mais próxima no trabalho e pedir o seu apoio
Tratamento Se a sua doença de pele envolver a aplicação de cremes ou medicamentos, poderá querer falar com o seu chefe, de modo a identificar um local onde possa fazê-lo comodamente com privacidade
Ambiente no escritório Por vezes, as doenças de pele podem agravar-se em contacto com ar seco ou calor. Se isso acontecer consigo, tente abordar possíveis ajustes ao ambiente no escritório, por ex. um humidificador ou um lugar afastado de radiadores
Crise imprevista As crises podem ser imprevisíveis e assumem uma gravidade variável, pelo que talvez seja bom falar sobre a viabilidade de trabalhar com horário flexível ou em casa nos dias em que sofre de uma crise mais aguda?
Consultas médicas Poderá abordar a política da empresa quanto a consultas médicas, i.e. horário flexível
Uniforme desconfortável Se tiver de usar um uniforme que esteja a agravar o estado da sua pele, poderá ser possível permitir alguma flexibilidade ou realizar alguns ajustes

O que quer que pretenda alcançar com a conversa, falar com as pessoas com quem trabalha pode fornecer-lhes uma melhor compreensão da sua doença.

2. Com quem deve falar?

Isso depende daquilo que pretende abordar. Se precisar apenas de desabafar, pense num dos seus colegas mais próximos, estes compreenderão! Se quiser dar conhecimento da sua doença à sua equipa, organize um momento para conversar com eles. Ou então, se quiser falar com o seu chefe sobre mudanças de que necessita relativamente ao ambiente no escritório, ao horário de trabalho ou ao vestuário de trabalho, poderá ser melhor uma abordagem mais formal – pense em marcar uma reunião ou solicitar uma marcação com o seu chefe.

3. Prepare-se para a conversa

Pense no que quer dizer e faça uma lista dos pontos que pretende comunicar; desta forma, lembrar-se-á de falar de todos os aspetos. Poderá ajudar também procurar informações sobre a sua doença de pele que possa partilhar durante a conversa – existem alguns artigos informativos sobre a urticária crónica espontânea e a psoríase noutras secções deste website.

4. Pense nas perguntas que lhe poderão fazer

É provável que a pessoa com quem falar tenha perguntas para lhe fazer – e que poderão abranger uma série de assuntos. Caso não consiga responder a todas as perguntas de imediato, pode sempre marcar outro encontro. Poderá no entanto ser capaz de responder à maioria no momento, especialmente se dedicar algum tempo a refletir previamente sobre as mesmas. Para o ajudar, temos aqui uma lista de possíveis perguntas:

  • Há quanto tempo tem a doença?
  • O que posso fazer para ajudar?
  • Quanto tempo duram as crises?
  • Está a receber tratamento? Qual?
  • Com que frequência tem de ir ao médico?

Para mais dicas sobre como melhorar o seu ambiente de trabalho, veja o nosso novo infográfico que apresentaremos em breve. Se tiver falado com o seu chefe ou colegas sobre a sua doença de pele, porque não partilhar a sua experiência nas nossas páginas sobre  ou  no Facebook e oferecer algumas dicas úteis à restante comunidade Uma pele para a Vida. Boa sorte e diga-nos como estão a correr as coisas!

Artigos

A perspetiva do chefe

Veja mais

Artigos

Obtenha dicas sobre como colaborar com o seu chefe para melhorar o seu dia de trabalho

 

Veja mais

ferramentas